O rádio é um meio de comunicação que utiliza ondas eletromagnéticas propagadas no espaço. Por serem de comprimentos diferentes elas são classificadas em ondas curtas de alta frequência e ondas longas de baixa frequência.

Seus sistemas de radiocomunicação são formados por dois componentes básicos:

  • Transmissor – composto por um gerador de oscilações, que converte a corrente elétrica em oscilações de uma determinada frequência de rádio; um transdutor que converte a informação a ser transmitida em impulsos elétricos equivalentes a cada valor e um modulador, que controla as variações na intensidade de oscilação ou na freqüência da onda portadora, sendo efetuada em níveis baixo ou alto. Quando a amplitude da onda portadora varia segundo as variações da freqüência e da intensidade de um sinal sonoro, denomina-se modulação AM. Já quando a freqüência da onda portadora varia dentro de um nível estabelecido a um ritmo igual à frequência de um sinal sonoro, denomina-se modulação FM;
  • Receptor – Tem como componentes principais: a antena para captar as ondas eletromagnéticas e convertê-las em oscilações elétricas; amplificadores que aumentam a intensidade dessas oscilações; equipamentos para desmodulação; um alto-falante para converter os impulsos em ondas sonoras e na maior parte dos receptores osciladores para gerar ondas de radiofrequência que possam se misturar com as ondas recebidas.

As primeiras radioemissões no Brasil

No Brasil, a primeira transmissão foi realizada no centenário da Independência do Brasil, em 7 de sentembro de 1922, na qual o presidente Epitácio Pessoa, acompanhado pelos reis da Bélgica, onde Alberto I e Isabel, abriram a Exposição do Centenário no Rio de Janeiro. O discurso de abertura de Epitácio Pessoa foi transmitido para receptores instalados em Niteroi, Petrópoles e São Paulo, através de uma antena instalada no Corcovado. No mesmo dia, à noite, a ópera O Guaraní, de Carlos Gomes, foi transmitida do Teatro Municipal para alto-falantes instalados na exposição, assombrando a população ali presente. Era o começo da primeira estação de rádio do Brasil: a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro.










0 comentários:

Postar um comentário