A voz como bem precioso dentro da comunicação no rádio

Basta escutar que notamos. É isso mesmo. A identidade do radialista é marcada pela entonação e seu timbre de voz. Ao fecharmos os olhos podemos reconhece-lo sem muito esforço. Ela é de suma importância seja qual for sua área de atuação, por isso sua manutenção é sempre séria e primordial.
Dentro da disciplina de rádio desenvolvida curso de Comunicação Social, este é foco inicial pra os futuros comunicadores da radiodifusão.
Nesta temática abordamos exercícios e algumas dicas para que todos possam aquecer e desenvolver essa correlação.

Durante a locução a respiração deve ser feita da seguinte forma:

Inspire enchendo os pulmões de ar, de preferência pelo nariz, principalmente

em ambientes abertos ou frios, onde a temperatura pode ser alta ou baixa demais.

Estenda o diafragma para baixo, de modo que sua

barriga enchar-se de ar.


Você notará que a parte superior dos seus pulmões, também se

inflará. Mas de forma correta, ou seja : somente no final de sua

inspiração. Isto quer dizer, que você conseguiu inflar todo o seu

pulmão.

Explorar da melhor maneira possível suas áreas de ressonância, é um dos segredos para manter a beleza da voz. Quando queremos falar em um tom mais grave ou aveludado, utilizamos a região do torax onde ressoam os tons graves e médios. Os timbres mais altos, ressoam na região da face, onde os tons agudos se amplificam, dando uma aparência mais jovial a fala.

Articular bem as vogais, abrir a boca de forma correta, também é algo vital para uma boa impostação da voz. Uma vez que é nas articulações da boca,(lábios, língua, musculatura da face, dentes), que o som adquiri caractesísticas especiais, seja vogal ou consoante.

A - É - Ó - Sons claros e abertos. Para emissão perfeita destas vogais, temos que ovalar a boca. Com esta posição o som recua para o fundo da garganta e vibra no palato mole, entrando para a ressonância alta, e projetando-se timbrado.

Ô - Ê - I - U - Sons escuros e fechados. O movimento labial faz com que eles se projetem para frente. Nos sons agudos o maxilar cai deixando a boca ovalada.

Ê - I - Estas duas vogais merecem atenção pois são horizontais, e para se projetarem usamos o sorriso, que os mantém vibrando no mordente até o centro da voz. Para atingir notas agudas, o sorriso permanece, porém a boca vai se ovalando em busca de um som arredondado e bem timbrado.


Toda a produção do som e todas as técnicas da fala estão

baseadas na respiração, que influi na dicção , volume da voz e

resistência do locutor.


O rádio tem o poder de incitar a imaginação, de tal forma que, logo que o ouvinte escuta a voz do locutor, forma em sua mente a imagem de quem está falando.





0 comentários:

Postar um comentário