Radiojornalismo - Primeiro Semestre de 2010

Olá pessoal,
Eu sou a Iara Rodrigues e vou escrever as postagens deste semestre.
Espero que agrege conhecimentos para vocês...
Para começar, deixo um link para quem quiser ouvir diversas rádios pela internet.
http://www.radios.com.br/

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04/02/2010 e 05/02/2010

Nas primeiras aulas de rádiojornalismo tivemos uma introdução sobre o rádio.
Vimos, em síntese:



>>O rádio é prestação de serviços.


>>PAUTA_ surge a todo instante, em qualquer lugar em que o repórter esteja. Esta necessita de análise, seleção e organização.


>> NA ENTREVISTA_ Deve-se observar o ambiente e o entrevistado. "Não basta olhar. É preciso enxergar".

Não fazer perguntas vagas. SEJA PRECISO.
A entrevista feita pessoalmente é sempre mais rica em contéudo.

>>NA REPORTAGEM_ O repórter precisa ter o máximo de informação sobre o assunto que cobriu. A reportegem sempre deve responder a todas as perguntas que um ouvinte poderia fazer.

>>FREQUENCIAS DE RÁDIO

AM= amplitude modulada

FM= frequencia modulada

OC= onda curta/ OM= onda média (em desuso)

Atenção!!!

Na hora de escrever um script/ lauda para rádio:

>Usar CAIXA ALTA, letras em corpo 12, entrelinhas 1,5 cm e texto justificado.
> Não pode dividir palavra de uma linha para outra e nem frases de uma lauda para outra.



Na aula prática, nós adaptamos uma nota de jornal impresso para a linguagem radiofônica.

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11/02/2010

Redação da notícia no rádio


Regra dos três "C" do rádio

Clareza
Correção
Concisão

Deve-se dar preferência à voz ativa, com clareza, sempre no presente.


ABOMINAR:
> abreviaturas desconhecidas sem explicação;
> cacofonia;
> orações intercaladas;
>arcaísmo;
>clichês, chavões e expressões batidas;

Aprendemos algumas boas normas para o rádio. Como, por exemplo, escrever os números por extenso e jamais usar algarismos romanos para não confundir o locutor.



12/02/2010

Na sexta-feira corrigimos os textos noticiosos para serem gravados na aula prática. Ainda estudamos o texto "A voz é um espaço infinito de interpretação", de Roland Barthes: o grão da voz.

> Na hora de escrever para o rádio devemos preparar um texto para ser ouvido.
> Uma palavra expressa sem melodia (canção) é uma palavra monótona.
> "[...] A voz informa sobre a pessoa, por meio do corpo que a produziu: mais do que por seu olhar, pela expressão do seu rosto, uma pessoa é traída "por sua voz". Paul Zumthor.

Na aula prática gravamos um texto jornalístico e também gravamos um texto interpretativo no laboratório de rádio.

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18/02/2010

Ouvimos e análisamos os trabalhos de locução realizados na aula anterior.

19/02/2010

"Eu fico concentrado naquilo que estou fazendo. Pela minha cabeça passa aquilo que está no texto." Cid Moreira

Falamos sobre a pronúncia no rádio e também fizemos uma debate sobre o texto: " A nova era do rádio: o discurso do radiojornalismo enquanto produto intelectual eletrônico".

Do debate:

Vivo em 1º grau_ transmissão/ recepção
Vivo em 2º grau_ junta interpretação do locutor e diferido
Vivo em 3º grau_ produz o texto ao vivo sobre algo que aconteceu antes
Vivo em 4º grau_ é o ao vivo mesmo, texto e audio feito na hora.


Rádio é diferente da oralidade e da escrita
Palavra = fenômeno sonoro

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25/02/2010

Aula especial.

Fizemos exercícios para o uso da voz e melhoria da dicção e entonação.

Teve exercícios de respiração, sopro, língua, palato, lábios e mandíbula.

26/02/2010

Exibição do documentário "O Rádio no Brasil" - de 1922 a 1990.

É um documentário indicado para todos que amam o rádio e/ou querem saber mais sobre a trajetória dele.

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04/03/2010

Dividimos os grupos para apresentação do seminário sobre o livro "Estrutura da Informação Radiofônica" de Emilio Prado.

Grupo I- Prefácio, Introdução e capítulo I

Grupo II- Capítulos II e III

Grupo III- Capítulo IV

Grupo IV- Capítulos V, VI, VII e VIII

Em seguida, realizamos uma dinâmica sobre o trabalho de inflexão vocal.

Três categorias para inflexão:

1) Falar como se sua voz fosse: um manto de veludo, um manto de cetim, um machado, uma foice, uma valsa, uma sinfonia;

2) Falar expressando diferentes emoções: alegria, tristeza, desprezo, saudade, euforia, raiva, medo, irritação, surpresa, sensualidade, espanto, paixão, serenidade, amor, orgulho, timidez, ódio, segurança, otimismo, ansiedade, insegurança, pessimismo, indiferença, satisfação;

3) Falar como se você fosse: ninar uma criança, fazer um discurso político, conduzir um culto, derrubar uma parede, narrar uma partida de futebol, cuspir marimbondos, hipnotizar os ouvidos, fazer uma declaração de amor, recitar uma poesia, contar uma fofoca, apresentar uma reportagem, transmitir uma mensagem séria.

05/03/2010

Gravamos os textos com inflexão vocal e em seguida fizemos uma análise crítica.

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11/03/2010

Estudo do texto "Produção de rádio" de Robert MC Leish.

O texto fala de pronúncia, ênfase vocal, inflexão, citações, alterações na lauda, correções ao vivo, uso de listas e números, entre outros assuntos.

12/03/2010

Apresentação de seminário sobre o livro: "Estrutura da informação radiofônica" de Emilio Prado.



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