Finalização do seminário. Na aula anterior não deu tempo de todos grupos apresentarem no seminário sobre o livro: "Estrutura da informação radiofônica" de Emilio Prado.
Então, na aula deste dia foi a apresentação do último grupo.
--------------
19/03/2010
Nesta aula demos continuidade no estudo do texto "Produção de rádio" de Robert MC Leish.
Falamos sobre a continuidade no rádio, de falhas e emergências, sobre fones de ouvidos e também de chamadas e promoções.
Continuidade: O apresentador tem a tarefa de manter constante o interesse do ouvinte, mesmo havendo contrastes de conteúdo e ritmo. A apresentação da continuidade requer sensibilidade em relação ao modo como termina um programa, para deixar apenas a pausa certa. Um bom apresentador sabe que deve preocupar-se com a pessoa do outro lado do sistema (ouvinte).
Falhas e emergências: O trabalho do profissional de rádio é esperar pelo inesperado. "Mais cedo ou mais tarde, ocorrerá uma situação mais séria que exige um "preencimento" maior em termos de tempo". Por isso, o autor dá dicas:
- Deixar a disposição comunicados sobre serviços de utilidade pública, chamadas de programas e outros materiais de promoção.
- Ter música preparada à mão também faz parte deste procedimento de emergência.
Fones de ouvido: Cuidado para não ficar obcecado pelo som de sua própria voz. Como sinal de alerta está a tendência a ouvir a si próprio continuamente nos fones de ouvido. O locutor deve ouvir de vez enquando, fora do ar, a própria voz gravada e verificar se está usando um vocabulário repetitivo, clichês ou se o estilo é monótono.
Chamadas e promoções: "Vender" os próprios programas no ar é como fazer marketing de qualquer produto. Porém, deve lembrar que o apelo só pode ser dirigido às pessoas que estão ouvindo a emissora. As qualidades apreciadas pelas pessoas que as farão sentir atraídas por um determinado programa são:
- Boa qualidade sonora
- Humor que agrade
- Originalidade interessante
- Pertinência
- Caráter inteligente que possa ser entendido
- Conteúdo musical
- Simplicidade
"As chamadas não devem ser muito impositivas, e devem acima de tudo ser fáceis de memorizar".
0 comentários:
Postar um comentário