Audição de radiodocumentários + Canal Universitário

25/03/2010

Aula auditiva. Na aula deste dia tivemos uma audiência crítica de programas radiofônicos. A professora Cíntia trouxe para nós ouvirmos rádiodocumentários produzidos por alunos do curso. Ouvimos e analisamos três radiodocumentários: o primeiro sobre jingles brasileiros, o segundo sobre o crime do "agradinho" e o terceiro sobre sinos.


  • Com o documentário sobre jingles, podemos relembrar jingles que fizeram sucesso no tempo que eramos crianças e outros que nunca tinhamos ouvido (do tempo de nossos pais ou avos).
  • O segundo documentário contou um crime curioso que ocorreu no bairro Abadia, aqui mesmo na cidade de Uberaba, em meados de 1960. Mulheres com idade entre 30 e 50 anos colocavam veneno de rato em alimentos e ofereciam o "agradinho" as vítimas.
  • O terceiro documentário trouxe um pouco de sabedoria sobre sinos. Este foi produzido pelo jornalista Rogério Simões, no tempo de aluno da Uniube.

--------------

26/03/2010


Aula importante para o andamento da disciplina. Fizemos o mapa de trabalho para desenvolver os programas do Canal Universitário. Dividimos duplas de reporteres e definimos os editores dos cinco programas do semestre.


Em breve postarei aqui no blog o mapa já com as datas definidas.


Na segunda aula, a professora apresentou o Canal Universitário e explicou como redigir pautas e laudas para o programa.
Com as cabeças do programa que ouvimos em mãos, acompanhamos um programa canal universitário. Logo em seguida acompanhamos uma matéria com a lauda correspondente em mãos.

Atenção!!!

  • Para quem ainda não teve acesso as laudas que usamos na aula...Os arquivos estão disponíveis para os alunos no disco virtual. É um arquivo zipado com três arquivos do Word nele: 1- As cabeças do primeiro canal universitário; 2- Um exemplo de pauta e 3- A matéria correspondente da pauta pronta.
  • A pauta vai servir de exemplo para redigir nossas pautas. A professora vai exigir a pauta de rádio daqui para frente naquele modelo.
  • Para próxima aula 08/04/2010 as duplas devem levar a primeira pauta pronta.

Todos programas do canal universitário feitos sementre passado pela turma de radiojornalismo podem ser ouvidos no seguinte endereço:

http://comunicacao2009b.podomatic.com/



0 comentários:

Postar um comentário